sexta-feira, 4 de março de 2016

Palestra: Por que Empreendimentos Sustentáveis são uma Ótima Ferramenta para Vencer a Crise

No próximo dia 17 de Março vou a Uberlândia, ministrar palestra com o tema: "Por que Empreendimentos Sustentáveis são uma Ótima Ferramenta para Vencer a Crise".

A ideia é demonstrar como fazer para incorporar a sustentabilidade para aumentar a eficiência e otimizar os investimentos para obter melhores desempenhos para empreendimentos, novos e existentes. São instrumentos úteis para vencer a atual crise econômica.

A palestra, que será gratuita, ocorrerá com apoio e nas instalações do CREA-MG em Uberlândia e é promovida pelo INBEC local.

Aproveito também para acrescentar, com satisfação, que está sendo inaugurada em Uberlândia mais uma nova turma do MBA em Construções Sustentáveis, cujo início ocorrerá em Abril. Ainda há vagas e as inscrições, assim como também para a palestra, devem ser feitas pelo: www.inbec.com.br.


Por que e como se tornar um LEED GA / AP

Aos colegas que desejem se aperfeiçoar e se envolver mais com a Construção Sustentável, recomendo que se tornem profissionais credenciados LEED. Não há pré-requisitos de formação, mas é necessário fazer e ser aprovado em exames específicos promovidos pelo USGBC.

No Brasil, o número de profissionais credenciados LEED, apesar de já passar de 300 e seguir crescendo, ainda é muito pequeno diante do tamanho do nosso mercado e menor ainda em relação ao potencial projetado no futuro.

Muitos incorporadores ainda continuam achando que a Construção Sustentável é cara (o que não é verdade), e não conseguem perceber a enorme agregação de valor que uma certificação ambiental proporciona aos empreendimentos, desde o primeiro momento e durante toda a sua vida útil. Os benefícios são muitos e duradouros e se refletem em ganhos de eficiência, de qualidade e de imagem para o próprio empreendimento, os seus proprietários, usuários, bem como também para o entorno imediato, as cidades e, por que não, para o planeta.

Profissionais que conheçam os caminhos para se chegar lá e possam orientar e assessorar adequadamente os tomadores de decisão na área têm, portanto, a meu ver, uma importante missão: espalhar esta informação. Por esta razão, recomendo que se tornem profissionais credenciados.

O exame LEED GA (Green Associate) requer conhecimentos gerais sobre Construção Sustentável e sobre o LEED, bem como a forma como empreendimentos podem ser certificados. Para se tornar um LEED AP (Accredited Professional), além de ser já um LEED GA, é necessário demonstrar conhecimentos mais aprofundados sobre uma das especialidades dos processos de certificação LEED.

Por isto, como comento no curso, tornar-se um LEED GA é recomendável para todos aqueles que atuam (ou desejem atuar) com o mercado de Green Buildings, não importa em que área ou atividade. Tornar-se um LEED AP, o segundo passo, contudo, é útil para aqueles que vão de fato trabalhar com o uso da certificação, na condução ou acompanhamento dos processos e, portanto, não necessariamente será para todos os envolvidos.

A todos recomendo o curso "Como se Tornar um LEED GA / AP", preparatório para os exames de credenciamento profissional do USGBC, com o que irão entender como funcionam os exames, o que precisam saber para ir bem na prova, vão receber amplo material de estudos e recomendações úteis, além de fazer, durante o curso, um exame simulado comentado, para já ter uma percepção clara de como a coisa de fato acontece.

Criado e ministrado por mim desde 2010, o curso, pioneiro no país, já foi realizado para centenas de profissionais, em dezenas de turmas por todo o Brasil. Os participantes saem sempre muito satisfeitos e seguros quanto à preparação para os exames de credenciamento.

Teremos nos próximos meses novas turmas do curso "Como se Tornar um LEED GA / AP", para as quais as inscrições estão já abertas em São Paulo, Curitiba e Salvador. Em breve mais uma vez também no Rio de Janeiro. Na imagem, indicação da próxima edição, que ocorrerá em Curitiba. Para mais informações, consultem: www.ecobuilding.com.br.

Compartilhem. Precisamos espalhar a informação...
Obrigado.



Atualização em Julho 2016:
Caros,
Agora os interessados em se tornarem profissionais LEED Green Associate podem estudar e preparar adequadamente para o exame de credenciamento sem sair de casa. Teve início em Julho 2016 a primeira turma ONLINE do Curso Preparatório para o Exame LEED GA do Brasil.

Trata-se do mesmo curso ministrado por mim desde 2010, já realizado com sucesso em dezenas de turmas por todo o Brasil, para centenas de profissionais, completamente revisado e atualizado.

O curso é mesmo muito prático, oferece amplo material de estudos e consultas, 50 vídeo-aulas gravadas, somando mais de 16 horas de gravação, além de contar com atendimento tira-dúvidas por meio da tutoria e de exames simulados completos, comentados.

É realmente um curso completo, com tudo que você precisa saber para se preparar apropriadamente para ser aprovado na prova do LEED GA de primeira.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.ecobuildingforum.com.br.