terça-feira, 16 de junho de 2009

Chad Oppenheim

Caros,

Com satisfação informo que obtivemos na semana passada confirmação para a palestra do arquiteto norte-americano Chad Oppenheim no Fórum EcoTech, para a edição do Rio de Janeiro, em novembro.

Chad Oppenheim é um ativo arquiteto de Nova York que estudou em Cornell e fundou seu Oppenheim arquitetura + design em 1999, em Miami. É professor na Universidade Internacional da Flórida, é ganhador de prêmios de arquitetura e tem grande atuação não só nos EUA, Emirados Árabes, França, Grécia, Ilhas Turcas e no Japão.

Entre seus principais projetos, pode-se citar o Planeta Hollywood Hotel e o Cassino L'Defense, em Paris ; o Discovery Science Center, em Los Angeles; San Silencio Eco-resort,em Porto de Caldera; Dellis Cay ,nas Ilhas Turcas e Caicos; o Hard Rock Hotel, em Las Vegas; o Ten Museum Park e o COR Tower, em Miami, entre outros.

Este último, um interessante projeto que integra algumas soluções úteis para a sustentabilidade da construção. Acompanhe a seguir breve matéria sobre o projeto:

Edifício COR - Miami, EUA

O projeto consiste em um condomínio vertical multifuncional, em Miami, Flórida.

O edifício COR reúne residências, escritórios, academia e lojas, e tem como partido arquitetônico um núcleo de estrutura metálica e vidro cercado por um exoesqueleto de grande impacto visual que ao mesmo tempo que ele funciona como estrutura, também protege os ambientes internos dos raios solares, com a mesma função de um brise solei sobre a fachada envidraçada.
Além do sombreamento das áreas internas o exoesqueleto cria espacialmente nichos para os terraços e espaços de convívio coletivo da edificação.

A edificação abriga uma série de turbinas eólicas que agem em conjunto com o sistema de painéis fotovoltáicos e coletores solares para o aquecimento de água, que formam o sistema de geração de energia do edifício.
Ao lado observamos imagens e gráficos, desenvolvidos por conta dos estudos de conforto ambiental com o programa Ecotect, uma importante ferramenta de apoio para o estudo das condições conforto.
No COR todos estes sistemas se integram à fachada e ao entorno com uma leitura irregular e ao mesmo tempo composta por formas geométricas simples.

Com a utilização de modulações e do aço como sistema estrutural, obtém-se boa flexibilidade espacial tanto externamente na edificação como internamente, nas plantas dos pavimentos.
Acrescento a seguir um video no qual o arquiteto Chad Oppenheim comenta sobre o projeto da COR e os conceitos de sustentabilidade que ele aplica em seus projetos:


Para conhecer melhor o trabalho do arquiteto Chad Oppenheim, recomendo participar do Fórum EcoTech, para o qual é um convidados internacionais.
O Fórum EcoTech, que tem minha coordenação técnica, é o maior evento voltado para a sustentabilidade na construção de edifícios já realizado no Brasil. Mais informações em: http://www.forumecotech.com.br/
Arq. Antonio Macêdo Filho, com colaboração de Bruno Moraes

Um comentário:

Desiree disse...

Participei do Fórum ECOTECH na última sexta-feira e gostaria de parabenizar pela iniciativa de trazer um arquiteto tão brilhante para falar de sua arquitetura aqui no Brasil. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa aqui no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro.