terça-feira, 7 de abril de 2009

Pinte seu telhado de branco!


Texto:Bruno Bertante de Moraes

Imagem: Telhado branco nas Bermudas.
Artigo recentemente publicado na revista cientifica Climatic Change chamou a atenção de muita gente e foi bastante divulgado nos meios de comunicação pelo Mundo. Ongs internacionais, inclusive o Green Building Council Brasil, começaram a divulgar e criar a campanha: ”Pinte seu telhado de branco!”.

Segundo o estudo, se as 100 maiores cidades do mundo pintassem seus telhados de branco de todos os seus edifícios, iríamos diminuir consideravelmente a temperatura do planeta. Apesar dos telhados verdes serem uma solução muito mais eficiente e funcional contra o problema do aquecimento global, pintar os telhados de branco seria uma solução rápida e significativa.

Al Gore, Prêmio Nobel da Paz, já havia chamado a atenção no filme “Uma Verdade Inconveniente” que a cor dos pólos, eminentemente branca, reflete de 80 a 90% da radiação solar. A partir do momento que os pólos começaram a derreter, eles passam a ficar com o mesmo índice de reflexão do oceano, que é 8%. Portanto, com o derretimento do gelo, os próprios pólos passam a contribuir para o aquecimento global.

O raciocínio é o mesmo para os telhados, as cores marrom e vermelho, geralmente encontradas nos telhados convencionais chegam a absorver até 80% da radiação solar, transmitindo calor para as edificações. Se pintarmos os telhados com cores claras, eles poderão refletir até 90% dessa energia luminosa.

Cada 10m² de telhado ou superfície horizontal clara é equivalente a uma economia de 1 tonelada de gás carbônico, em equipamentos funcionais da edificação, como o ar condicionado.

Dado o recado, cabe cada um fazer sua parte para diminuirmos o aquecimento global.

Acrescento uma reportagem gravada pela TV Bandeirantes sobre o assunto:

Nenhum comentário: