domingo, 8 de março de 2009

SP Green

Caros,

No segundo semestre de 2008, tive a satisfação de tomar parte de projeto bem interessante, como professor orientador de um trabalho final de graduação em Arquitetura na Belas Artes, do então estudante, meu ex-aluno Marcelo Valentin.

O projeto, um complexo multi-funcional na região central de São Paulo, ao qual chamamos SP Green, estava previsto para atingir elevado grau de sustentabilidade, e, claro, trazia grandes desafios.

Após muitas pesquisas e análises, chegamos à conclusão de que, se fosse executado em conformidade com todas as recomendações de projeto, alcançaríamos LEED platina (a certificação LEED é a referência internacional para construção sustentável, especialmente em se tratando de edifícios de escritórios).

Trago aqui algumas imagens do trabalho, para que os colegas percebam como, com algum empenho, é possível mesmo na graduação atingir bons resultados e como a sustentabilidade está sendo posta em prática de projeto.

Me arrisco a antecipar que a próxima geração de arquitetos estará melhor capacitada a lidar com a questão e, como resultado, imagino que teremos melhor Arquitetura. Me orgulho de poder contribuir para isto hoje.

O agora Arquiteto Marcelo Valentin foi aprovado com nota máxima e está nos EUA, buscando se aprofundar ainda mais na questão dos "green buildings".

Acredito que ainda teremos mais notícias do rapaz.

É isto aí, Chapa, you keep up the good work!

Nenhum comentário: