sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cemitério solar na Espanha

Em uma cidade de 116 mil habitantes chamada Santa Coloma de Gramenet, no subúrbio da província catalã de Barcelona, foram instalados 752 m² de painéis solares fotovoltaicos sobre a cobertura dos mausoléus do cemitério local.

E embora seja o quinto e o mais eficiente parque solar implantado na cidade, a iniciativa da prefeitura sofreu resistência dos moradores. A prefeitura justifica a escolha do local por ser uma das poucas áreas na cidade onde se encontram todas as condições para a implantação: é um espaço aberto, plano e que recebe muita luz solar por um bom período de tempo todos os dias.

Por outro lado, a empresa selecionada para assumir a gestão do parque solar, a Live Energy, teve o cuidado de realizar uma campanha de conscientização com a população local e ainda garantiu que a instalação das peças seria de forma menos invasiva possível, com uma angulação de 30º.

Os 462 painéis ocupam 5% da área do total do cemitério e, com potência de 100 kW, o conjunto gera mais de 124.000 kWh por ano, o suficiente para abastecer 60 casas anualmente. Foram gastos 720 mil euros com a instalação e a previsão é que se evite a emissão de 62 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Santa Coloma de Gramenet é uma das cidades mais avançadas na geração e uso de energia limpa na Catalunha. São 1.083 m² de painéis fotovoltaicos e 2000 m² de painéis térmicos instalados, o que equivale economia de 900 mil kw/hora, ou seja, o consumo de 145 famílias, além de evitar a emissão de 450 toneladas por ano de dióxido de carbono na atmosfera.

Para 2009, está previsto um plano de ampliação do número de painéis, com a expectativa de triplicar a quantidade de energia gerada.

Nenhum comentário: